segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desmame!

Primeiras mamadas, no primeiro dia de vida... aprendendo a mamar e a amamentar

Já estava sentindo que o desmame estava chegando, eis que dia 24 de junho edu ficou fazendo contorcionismo com o meu peito, reclamou um monte, e eu resolvi dar a mamadeira pra ele, ele mamou e dormiu... no dia seguinte resolvi dar só a mamadeira e ele ... dormiu..
E assim foi... ele simplesmente não pediu mais o peito... Agora ele ergue um pouco a blusa, e eu pergunto se ele quer mamar e ele diz que sim, levantamos e vamos fazer o mama junto...
Bom este foi um processo longo, que se iniciou em Janeiro deste ano, quando cortei a livre demanda, comecei a dar somente 3 vezes ao dia. Quando ele se acostumou com estas mamadas, tirei a mamada do meio dia. Depois quando ele já não pedia mais a mamada do meio dia, cortei a mamada da manhã. Bom lembro que fiquei um mês dando mamá de manhã e de noite, e depois cortei a da manhã e fiquei mais  ou menos 1 mês e meio só com a mamadas da noite. Pra então cortá-la..
Acho que o processo de desmame, deve respeitar a criança e a mãe, de forma igual... Pois se a mãe não está disposta a amamentar, não será um momento especial, e a criança poderá se sentir rejeitada...
Sim Não é um processo fácil, rápido e indolor... Pode demorar, exige muita paciência e muito força de vontade.. pois olhar para aquela carinha linda, dá uma dózinha no coração...
Mas com a gente foi um processo de quase 7 meses, aos poquinhos, nos respeitando, aprendendo novas rotinas, novos jeitos.... comecei a perceber que na verdade, muitas vezes, o edu não queria mamar, queria aconchego, e então comecei  aconchegá-lo no meu colo, pra dar a mamadeira, pra assistir um filminho, pra ler um livrinho ou pra ficar só fazendo carinho... este aconchego fez toda a diferença no processo de desmame... Foi importante pro eduardo perceber que mesmo não amamentando ele eu ainda o amava, ele ainda tinha todo o meu carinho pra ele...
Acho que ao decidir cortar de vez a amamentação nós dois já estávamos prontos, pois meus peitos, não incharam, não doeram, não tive absolutamente nenhum desconforto. E o eduardo não rejeitou a mamadeira, não pediu o peito e se adaptou muito bem a rotina de não mamar no peito.
De lambuja ganhei um maior tempo entre as mamadas noturnas, sim, eduardo começou a dormir um pouco melhor depois que parei de amamentar... mas isso foi comigo, minha experiência. Acho que não tinha haver com fome de leite e sim com fome de carinho, de segurança, que ele adquiriu nestes meses de desmame.
É muito bom e importante amamentar, mas é muito mais importante saber respeitar o tempo do bebe  e da mãe para que esta experiência seja deliciosa e cheia de amor (com suas dores, mas com amor). AMAMENTE e saiba DESMAMAR com amor e paciência.

Nos últimos meses de mamadas, após uma mamada.. a alegria do edu...

4 comentários:

  1. Realmente o mais importante no desmame é que a mãe e a criança estejam prontas e preparadas pra isso.

    O desmame dos meus 2 filho tb foi super tranquilo porque nos respeitamos e sabíamos que era o momento certo.

    Bjos

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  2. Penso que tudo tem começo, meio e fim, não é? Que bom que você pode amamentá-lo e depois, na hora do desmame, tudo ocorreu tranquilo, já que era o momento de vocês pra isso!!
    Beijocas,
    Aretusa, mamãe da Doce Sophia
    Via amiga comenta

    ResponderExcluir
  3. o Meu desmame foi forçado, eu não queria e nem filhote, mas ele já tinha quase 2 anos, e eu estava um caquinho muito magra q com anemia, médico falou q já estava na hora do desmame.

    ResponderExcluir
  4. Nossa nao tenho coragem ainda para isso,e olha q o meu bebe ja vai fazer 2 aninhos rsrs,sou das blogueiras unidas e ja estou seguindo.bjinhos.
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir