domingo, 6 de setembro de 2009

Mãe Canguru e Sling

Ontem lendo a revista pais & filhos, tinha uma reportagem sobre o projeto mãe canguru. Este projeto é aplicado em alguns hospitais públicos (ainda falta consciência de todos sobre sua importância), principalmente quando os bebês nascem prematuros ou com baixo peso. Consiste numa faixa de algodão que é colocada na mãe antes do parto, e logo que o bebê nasce é colocado dentro da faixa, em contato com a pele da mãe e o peito.
A pele da mãe tem como papel regular a temperatura do corpo do bebê, por incrível que pareça, quando o bebê esta com a temperatura mais alta a pele da mãe tem algum termômetro que faz com que a temepratura baixe, e vice versa. Já o peito ficando muito próximo do bebê permite que ele tenha maior instinto de sugar e mame mais, sendo assim ganha peso. A segunda pessoa mais indicada para o projeto mãe canguru é o pai, o único contra é a questão do aleitamento, e a terceira é a vó.
Além das características que citei, a importância do bebê ficar em contato direto com a mãe faz com que ele sinta maior segurança, conforto e proteção, permitindo que no futuro torne-se uma criança mais tranquila e segura de suas ações.
A reportagem lembra do Sling (que postei no blog) que é a continuação do projeto canguru, tendo os mesmos benefícios a longo prazo, e dando oportunidade ao pai de se aproximar mais ao filho, tornar-se mais íntimo do bebê que acabou de chegar.
Realmente quer um Sling!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário