quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Semana Mundial de Amamentação

Com toda esta onda de amamentação, devido a semana mundial, resolvi, após 5 meses escrever um pouco sobre como foi a minha experiência de amamentar o eduardo. Sei que já escrevi algumas coisas, mas acho legal relembrar, e mostrar que as vezes não é tão fácil quanto a gente imagina.
Sempre quis ser mãe. Isto é fato. Sempre sonhei com parto normal. Não aconteceu devido a 3 voltas de cordão no pescoço do meu pequeno, ao não ganho de peso e a perca de líquido amniótico o Eduardo nasceu de 38 semanas. Eu desesperada na sala de recuperação, doida pra ficar com ele, pegá-lo no colo, amamentar!
Bom ao chegarmos no colo, ele grudou no meu peito e ficou por quase 4 horas, sugando, sugando... na primeira abocanhada senti dor, acho q depois me acostumei com a dor, e ele ficou, ali, grudado no meu peito, dormia, sugava, dormia. Eu havia lido um monte, feito massagem, passado bucha, peguei sol, usei conchas pra ajudar o bico a sair, achava que estava sabendo tudo e que nada iria acontecer. Engano meu... de manha cedo, quando o eduardo foi pegar o mesmo peito da primeira mamada, quis, desesperadamente gritar, chorar, começou a doer. Minha mãe me acalmou, disse que era normal, e que logo passaria. Sei que ela falou isso só pra me deixar tranquila, e ficou ali, supervisionando as mamadas, tentado fazer o eduardo pegar certo.
Chegamos em casa, como eu já havia lido sobre a importância de descansar, nem pensei duas vezes em deixar minha mãe com a casa, e as visitas, fiquei só com o eduardo. Dormia toda vez que ele dormia, bebi muita água, e cada vez mais leite, mais força do eduardo ao sugar, mais rachadura, mais dor, início de mastite.... nunca imaginei que tudo isso poderia acontecer, achei que era fácil, normal, indolor....
Pelos 2 primeiros meses, chorei, gritei, me mordi, sapateei, toda vez que O eduardo pegava no seio esquerdo. Quando ele terminava de mamar eu simplesmente ESQUECIA a dor, ela sumia só voltava quando ele abocanhava novamente o peito. Não desisti. Poderia ter feito isso, seria mais fácil, mais cômodo, mais independente. Mas não teria sido mágico. Hoje, cinco meses depois, só de pensar que daqui a pouco ele vai comer e vai aos poucos largar o peito, dói.... dói o coração, ele não precisará mais de mim, ele não ficará mais me paquerando enquanto mama, me olhando, passando a mãozinha dele nas minhas costas, fazendo carinho. Não verei mais sua boquinha linda fazendo biquinho após estar super satisfeito, e em seguida, de olhos fechados abrindo um sorriso de satisfação enorme.
Já sinto falta, do que ainda nem aconteceu. Sim, dar mamá, exige. Exige tempo, paciência, cuidados com o seio, com a alimentação, com o estresse, com o tempo. Mas é um ato total de amor e dedicação de ambas as partes, da mãe, do bebê e do pai. Sim do pai também que nos primeiros meses o coloca pra arrotar, para que a mãe possa descansar. è um ato que une e liga todos os elas da família.
Algumas dicas:
Durma, sempre que o bebe dormir;
Descanse,muito. Quanto mais descansada mais leite, quanto mais cansada menos leite;
As visitas podem esperar, não se preocupe com elas;
Esqueça a casa, pense só em você e no bebê. Peça ajuda pra mãe, irmã, sogra, quem quer que seja, elas cuidarão da casa, da cozinha de tudo pra você.
Beba muita água!
Cuide na alimentação, mantenha a mesma dieta de quando vc estava grávida, assim o bebe não vai estranhar;
Casca de banana cicatriza o peito, foi o que me ajudou;
Se o leite estiver empedrando, vá para o chuveiro e esvazie ele, para depois dar de mamá, assim o bebê suga o leite mais gordo (que fica no final) e elimina as pedras. Mas tem que esvaziar com as mãos e não com os aparelhos, pois ele aumentam a produção de leite.
Peça ajuda, sempre!
No começo é mais difícil, mas depois é uma delícia!
Aproveite, logo eles não dependerão mais de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário